Betinha Thomaselli

O Blog da Elizabeth Lebarbechon

Relembrando

Quando somos jovens, tudo é legal temos um futuro pela frente, sonhos,  fantasias .

Do  passado  tenho memória dos tempos da” Saudade  “ da praia ,dos artefatos que usávamos: cadeira ,esteira ,óleo made  my house,  tudo muito simples ,biquíni com estampa mamãe Dolores ,hoje  ser muito simples só no Nordeste, numa praia bem selvagem ,sem luz, agora  a vida vai se complicando  .

Lembro da minha casa em Coqueiros, do  cheiro da acácia mimosa nos jardins, na cozinha  dos temperos, como era bom quando entrava em casa  depois do colégio ,final da tarde, e sentir  o cheiro de refogado –alho, cebola e tomate ,feijão ,ao comando de D. Maria cozinheira de mão cheia e que na ausência da minha mãe  ela cuidava da gente ,também  ajudou a criar meu irmão Marcelo , dando oportunidade a minha mãe de ser uma excelente comerciante  e fazer da Az de Ouro a melhor loja de discos e presentes  da cidade, viajavam ela e meu pai, eterno companheiro, traziam  muitas novidades deste Brasil a fora  para loja .

Lembro nos tempos da minha infância e juventude do cheiro de bolo saindo do forno quentinho, da broinha de coco feita a noite pela minha mãe, do pãozinho de minuto made tia Ariana, dos bolos de tabuleiro, com cobertura de açúcar e limão, tudo  tão simples e feito com amor; um detalhe: é que não engordava, não era esse o meu problema na minha juventude !

Lembro do  cheiro de maresia, cheiro de flor, lembro das rosas da casa da minha avó América como as rosas eram lindas e únicas, eu ficava admirando suas  cores e as pétalas quando caiam eu as  colocava em  agua e álcool ,queria industrializar perfume de rosas da casa da vovó,como sonhava..

Lembro do cheiro de jasmim da Trompowsky, nas vésperas do Natal, era mágico .

Lembro do cheiro de livros, dos lápis,  dos  plásticos que encapávamos nossos cadernos, época em que ficávamos horas a fio na livraria Record; e aquele cheirinho de decalco na livraria do colégio . Eu colecionava tudo adorava  aquelas imagens de gatinhos

É muito legal relembrar as coisas boas da vida, mas agora tenho 66 anos ,não pensem que eu fique sentada relembrando, seria até doentio da minha parte, gosto também de virar a página ,e recomeçar .

Já fiz muitos planos, projetos depois de casada com os filhos criados, minha neta Olívia já com 8 aninhos, entrando numa fase nova ,feliz estar com os pais na praia ,viagens, deveres ,compromissos com as amiguinhas, começando a conhecer o mundo.  A neta Alice que tem 3 tem saudades da vovó, pede a  minha presença ,e junto com Carol mora  em outro país, tenho saudades e não estou ao lado nas etapas da sua vida, mas ao mesmo tempo já está uma autentica italiana, me divido entre lembranças ,lembro  em dezembro  ano passado em Bergamo, estava lá na sua apresentação de fim do ano no jardim, meia doente e abatida de uma gripe forte quando entrou com um  bando de anjinhos todas de branco com asinhas, apontou para minha direção e feliz falou alto :“Minha NONNA está lá “,não resisti e  chorei, como choro agora lembrando, a saudade dói no meu peito.

Lição de vida: Aproveitem todos os momentos da vida, registrem todas as lembranças  boas , elas vão ser úteis nos teus momentos de solidão .

É muito bom, nos ocuparmos, um exemplo: uma academia, nosso corpo precisa de movimento, também precisamos estar em sintonia com a Natureza, faz bem para o cérebro estudar, e para alma ter amigos, podes compartilhar tuas alegrias, mas as tristezas, não! Guarda teus momentos com a tua família, às vezes a tua sintonia não está com a dos teus amigos.  Eu sei que é muito difícil dividir os problemas, melhor mesmo é jogar conversa fora e assim podes passar uma tarde agradável. Viajar conhecer lugares novos amigos, é muito bom!

É sempre bom também  respirar o ar da liberdade .Naveguem na internet ,aprendam sempre ,baixem aplicativos, saiam de casa ,as vezes eu saio e vou para o shopping ,lá encontro amigas e tomamos café .Outra coisa que eu gosto de fazer é assistir um bom filme com amigas ou só,  abastecida de pipoca e refrigerante , nem todas estão disponíveis quando precisas ,não fiques presa as pessoas ou melhor aos amigos, aprenda a viver momentos só teu, esse é o segredo da tua liberdade .

Gosto  também de fotografar minhas adoráveis netas, meus filhos, gosto de registrar tudo quando viajo e da minha janela capto imagens maravilhosas do por do sol .

Gosto muito de viajar com amigas, amo visitar minha filha na Itália, com ela meu genro e neta já conheci muitos países da Europa. È muito agradável estar com os filhos, ser requisitada e se sentir amada!

Adoro fotografar, e também gosto de criar painéis.

Hoje assuntos de política ocupam meu tempo, estou muito preocupada com o nosso Brasil, nunca tivemos tão a beira do precipício como nos  dias de hoje .

Não gosto de cozinhar, não me sinto bem, não tenho prazer em cozinhar,mas quando elaboro um prato faço bem feito,  amo fazer meu rocambole e meu maior prazer é ver minha netinha Olívia saboreando.

Tenho um grave defeito custo esquecer ofensas, mas estou trabalhando para ser uma pessoa  espiritualizada, e melhor.  

Related Posts

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *