Betinha Thomaselli

O Blog da Elizabeth Lebarbechon

O que está acontecendo no mundo fashion

Anti Fashion

A pesquisadora de tendências, Li Edelkoort apontada pela revista Time, como umas das pessoas mais influentes do mundo da moda, apresentou um manifesto Anti Fashion. Em seu manifesto, Li critica diversos aspectos atuais da moda, entre eles educação, estilistas, manufatura, varejo e publicidade. Ela acredita que antigamente havia muito mais ousadia, os grandes nomes propunham novidades e mudanças sociais e hoje tudo que se vê são realizações de tendências passadas.

Um dos exemplos da desvalorização da moda, seria o “fast -fashion” que veio com a proposta de roupas baratas e qualidade inferior, que para Li, retrata o valor da moda tem na sociedade atual: algo descartável, sem qualidade e sim quantidade. Sem que os estilistas exerçam a capacidade criativa e renovem o cenário da  moda .

O manifesto segue 10 pontos, que se você prestar atenção, verá que envolve também todos os setores de  consumo:

  1. Educação: Nas faculdades educamos os alunos para brilharem sozinhos, para serem estrelas disputadas por grandes marcas de luxo.
  2. Materialização: Ao cortarem drasticamente os custos, as grandes empresas de moda estão levando a indústria têxtil e a mão de obra artesanal à falência.
  3. Manufatura: Com as redes de abastecimento cada vez menores, o sistema precisou se reestruturar. Como? Recorrendo aos países de economia fraca. Assim, o lucro das marcas é ainda maior.
  4. Preços: Para a moda, quase tão grave quanto a mão de obra escrava é mensagem que se passa com roupas tão baratas “compre ,use e jogue fora, como se fosse camisinha “.diz Li. As pessoas acabam não “saboreando ”o que compram  e, pior, isto ensina aos jovens que a moda não tem valor.
  5. Designers : Os grandes do passado ,mudavam a sociedade , pois introduziam novas silhuetas ,novas posturas e novos movimentos.
  6. Marketing: Graças ao que ele se transformou, os produtos e a indústria são vistos só de uma perspectiva : a de vender mais , os designers são pressionados, produzindo coleção atrás de coleção em busca de faturamento, isto esgota mais a criatividade .
  7. Publicidade: Os  anúncios são repetitivos e fica difícil ler os valores da marca”, fala . Para piorar, as grandes publicações exibem em seus editoriais  de moda exclusivamente as peças de grifes anunciantes. Resultado, as pequenas (e novas ) marcas nunca terão sua vez.
  8. Impressa e blogs: Editores de moda, com conhecimento e repertório estão sendo substituídos por jovens escritores sem especialidade nem perspectiva crítica. “Eles generalizam  e dão  opiniões, ao invés de criticar os profissionais.
  9. Varejo: Não acompanhou a mudança dos tempos.
  10. Consumidor: Os consumidores de hoje e de amanhã vão escolher sozinhos, criando e até desenhando o que vestem. Sem contar que Silicon Valley deu origem à primeira geração de super ricos que não ligam para moda”,  defende . A moda não vai recuperá-los.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *